13 Maio, 2020
342

Síndicos: quais são suas funções?

Para quem mora em um condomínio, já se familiarizou com o termo síndico. Mas, para as pessoas que mudaram-se recentemente ou estão tendo contato com esse termo nos últimos tempos, ainda estranha um pouco.

Afinal, quem é e qual a função de um síndico?

O síndico é o responsável por toda a parte burocrática e por representar o condomínio em juízo, quando solicitado. Além disso, ele também precisa analisar o fluxo de caixa, ver como estão os pagamentos das taxas condominiais e ficar à disposição dos moradores quando necessitarem.

Mas, muito além disso, o síndico deve ser a pessoa que facilita comunicação do condomínio, alguém que ajude seus vizinhos a resolverem seus problemas, que zele pelo patrimônio comum e que esteja disposto a analisar todas as situações do dia a dia e auxiliar na busca por uma solução.

Síndico profissional

Geralmente, o síndico eleito no condomínio é um dos moradores, mas nada impede, que tal função seja feita através de uma contratação. O síndico profissional é um gestor contratado para gerenciar a administração de um condomínio. A eleição de um síndico é decidida pelos moradores em Assembleias Gerais, quando nenhum condômino se dispõe a ocupar o cargo ou quando se entende que é necessária a contratação de um perfil profissional, é aí que entra o Síndico Profissional.

Por não ser um morador, ele não está sujeito às regras estabelecidas para o bom convívio entre os condôminos, tendo autonomia para aplicar as medidas cabíveis para manter a ordem no local.

Quanto ganha um síndico?

Mesmo sabendo que o síndico pode ser um morador ou até mesmo um profissional da área, a principal dúvida é: o síndico possui um salário? Quanto ele ganha?

Essa questão é um assunto recorrente nas assembleias e para sanar todas essas dúvidas, elaboramos um episódio da nossa websérie sobre o assunto.

Agora que você já está familiarizado com o termo síndico, que tal saber um pouco mais sobre o regulamento de áreas comuns de um condomínio?
Aproveite para se inscrever na nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!