13 set, 2021
23

A água é um recurso fundamental para a sobrevivência do ser humano. Ainda que 70% do planeta Terra seja coberto por água, apenas 1% desse volume é considerado potável. Da pequena parte hídrica apropriada para consumo humano, 12% fica no Brasil, sendo 70% dessa água doce concentrada na Bacia Amazônica.

Nas últimas semanas, o calor excessivo deixou um alerta para toda a população: OS NÍVEIS DE ÁGUA.

A falta de chuva, o calor e o home office faz com que o consumo de água dobrasse durante os dias. É muito importante que o consumo seja consciente para que esse recurso não falte.

Veja como você pode diminuir o uso de água no seu condomínio:

BANHO
Tome banhos rápidos. Um banho de 15 minutos com registro meio aberto consome cerca de 135 litros de água. Em um mesmo banho de cinco minutos, com o registro fechado ao se ensaboar, você irá apenas 15 litros.

VIAGEM DO CARRO
Ao lavar o carro, utilize baldes e não a mangueira. Com essa atitude, você gastará apenas 60 litros de água, contra os 560 litros gastos com a mangueira, se utilizada por 30 minutos.

HIGIENE PESSOAL
Escovar os dentes por cinco minutos, com a torneira aberta pode gerar um gasto de 12 litros de água. Enquanto molhar a escova, fechar a torneira e bochechar com um copo d’água representa um consumo de apenas 0,5 litro.

BANHEIRO
O tipo de vaso sanitário utilizado na residência também pode influenciar no consumo de água. Um modelo comum, por exemplo, chega a gastar cerca de 14 litros de água. Já os vasos com dispositivo para economizar água, podem reduzir esse consumo para 6 litros de água. É possível diminuir o fluxo da caixa de outra forma. Encha uma garrafa plástica limpa com areia ou pedra e coloque na caixa de descarga. Com uma parte do espaço preenchido pela garrafa, a caixa se encherá de forma mais rápida e com menos água.

CHUVAS
Coletar água de chuva para serviços diários, como lavar o chão e regar plantas também pode ser uma boa saída na hora de reduzir o consumo de água.

LOUÇA
Na hora de lavar louça, organize os objetos que serão lavados. Ensaboe todos e somente depois enxágue.

PLANTAS
Regar as plantas no horário adequado também é importante. Isso porque, regando antes das 8h ou após às 19h, você ajuda a reduzir o processo de evaporação da água.

MANUTENÇÃO
Vazamentos na torneira e na descarga são vilões do consumo consciente. No caso da descarga, em que não é tão fácil identificar o vazamento, jogue cinzas na privada. Se as cinzas não ficarem depositadas no fundo do vazo, pode ser que haja um vazamento na válvula.

REDUTORES
Utilize redutores de vazões de água em torneiras e chuveiros. Esses dispositivos diminuem o fluxo da água, proporcionando uma economia ainda maior.

Consumo consciente da água é base para um futuro sustentável. FACA SUA PARTE!